quinta-feira, 28 de abril de 2016

Contribuições do Professor Vanderley


Intranet – Espaço do Servidor – 25/04/2016

Da matemática ao fitness: professores implantam academia em escola da zona norte

25/04/2016 11:43
Projeto Academia na Escola já é sucesso entre os alunos; docentes pretendem ampliar horário para utilização

​​​​​​
Que tal estudar matemática praticando atividade física?
Parece algo inusitado? Não, para os professores Silvia Cristina Bonifácio e Marco Aurélio Rovira que resolveram transformar a disciplina eletiva 'Da Matemática ao Fitness' em realidade com os alunos da E.E. Profa. Dulce Ferreira Boarin​, na zona norte da capital. O projeto denominado Academia na Escola já é sucesso entre os estudantes frequentadores, tanto que os professores têm planos para ampliar o horário de utilização.
"A utilização ocorre durante as aulas de Educação Física, mas pretendemos abrir novos horários com apoio e supervisão do Grêmio Estudantil", adianta a profa. Silvia Cristina.
O projeto Academia na Escola surgiu há um ano quando a professora Silvia, que leciona aulas de Educação Física, junto com o professor Marco Aurélio, que dá aulas nas disciplinas de Matemática, Química e Física, resolveram, mesmo sem recursos, montar uma academia dentro da unidade escolar. 
"Foi nosso grande desafio, não tínhamos recursos. Decidimos iniciar uma campanha de doações entre os alunos e professores e conseguimos. Foram arrecadados pedalinhos, pesos, anilhas, bolas de pilates, barras e até um saco de pancadas, aonde ensinamos a modalidade boxe, matéria do Currículo da Base Nacional Comum do 3º ano do Ensino Médio. A nova gestão com o diretor Itamar Aparecido Pereira também contribuiu com a Academia, adquirindo diversos equipamentos".
De acordo com os docentes, os alunos realizam cálculos de IMC (Cálculo de Índice de Massa Corporal), usando gráficos comparativos entre peso e, durante as aulas, medidas corporais. 
"Nosso objetivo é estimular e associar a prática de atividade física aos conceitos da Física e da Matemática. Isto ocorre por meio de cálculos de IMC, gráficos comparativos entre peso, no início da atividade e, durante as aulas, medidas corporais", explica Silvia. 
Todos os alunos acima de 15 anos podem usar o espaço. Atualmente são cerca de 100 alunos frequentadores.
Para os professores envolvidos na boa prática, atividade física atua e sempre atuou positivamente em diversas áreas do nosso organismo trazendo muitos benefícios à saúde. "A atividade física reflete na atividade intelectual. Eles (os alunos) acabam tendo um desempenho muito melhor em sala de aula também", ressalta Silvia. 
Como resultado de que o projeto está funcionando e muito bem, a professora Silvia conta que dois alunos - Alexandre Pereira da Silva e Rafaela Lorayne Borges da Silva - ambos do 3º ano do Ensino Médio, conseguiram emagrecer mais de cinco quilos após o início do projeto. "Adquiriram mais disposição e melhoraram sua auto estima", diz. 


ThatQuiz
(teste de matemática para alunos e professores de todos os níveis de escolaridade)

O que é ThatQuiz?

ThatQuiz é um serviço gratuito para os professores que querem substituir testes de papel por testes online.

ThatQuiz é um livro de classificações online que fornece uma análise rápida do progresso de um aluno ou de uma turma.

ThatQuiz é uma plataforma de partilha de recursos entre professores.

ThatQuiz é uma plataforma especialmente útil para a prática de matemática ou para avaliar alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário